quinta-feira, 9 de junho de 2011

BEM VINDO Á HOLANDA

Freqüentemente,sou solicitada a descrever a experiência de dar á luz a uma criança com deficiência-Uma tentativa de ajudar pessoas que não têm com quem compartilhar essa experiência única a entendê-la e imaginar como vivenciá-la.
Seria como…
Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias-para a Itália!
Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu.O Davi de Michelângelo.As gôndolas em Veneza.Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante.
Após meses de antecipação,finalmente chega o grande dia!Você arruma suas malas e embarca.Algumas horas depois você aterrissa.O comissário de bordo chega e diz:
- BEM VINDO Á HOLANDA !
-Holanda!?!-Diz você.-O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado á Itália.Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!
Mas houve uma mudança de plano de vôo.Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.
A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível,desagradável,cheio de pestilência,fome e doença.É apenas um lugar diferente.
 Logo,você deve sair e comprar novos guias.Deve aprender uma nova linguagem.
E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.
É  apenas um lugar diferente.É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos,você pode respirar fundo e olhar ao redor,começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento,tulipas e até Rembrants e Van Goghs.
Mas,todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália,estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá.E por toda sua vida você dirá: -Sim,era onde eu deveria estar.Era tudo o que eu havia planejado!.
E a dor que isso causa nunca,nunca irá embora.Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.
Porém,se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não ter chegado á Itália ,nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda.


  Este texto tocou fundo no meu coração,pois jamais iria imaginar que minha viagem á ITÁLIA iría chegar na Holanda e mudar totalmente minha vida,mas ao me deparar com o presente que foi enviado para mim vale mais que qualquer coisa neste mundo.Então se algum dia eu pegar um rumo por engano novamente sei que nem tudo sai como planejamos e devemos ter forças para aceitar as coisas como devem ser.  

Um comentário:

  1. Oi Jaque fico feliz de ter conhecido pessoas como vc e o Gabi nem se fala, né ele D+ ,é um guri muito especial para todos que o conhecem.E vc assim como a Veronica já são minhas amigas que vou levar para sempre ,nessa minha jornada.

    ResponderExcluir